sábado, 27 de dezembro de 2014

DICAS PARA QUEM EXAGEROU NA CEIA DE NATAL

Exagerou na ceia? Conheça 7 alimentos para desinchar Retenção de líquido, causada pelo consumo de alimentos comuns nas festas de fim de ano, pode elevar o peso em até 2 quilos

Patricia Orlando
Sódio em excesso pode aumentar em dois quilos o peso corporal por reter líquido no organismo
Sódio em excesso pode aumentar em dois quilos o peso corporal por reter líquido no organismo (Thinkstock/VEJA)
Não se surpreenda se você acordou depois da ceia com 2 quilos a mais na balança. Trata-se de retenção de líquido, decorrente dos excessos alimentares e da ingestão elevada de sódio. Apenas 1 grama de sal pode reter até 200 ml de água no organismo. 
De acordo com o nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração - HCor, em São Paulo, quando se consome muito sal, o volume dos vasos sanguíneos tende a aumentar para que o sódio seja diluído e, assim, excretado com mais facilidade. “Esse é o mecanismo que causa a sensação de inchaço. Mas é momentâneo”, explica. O sódio demora, em média, três dias para ser eliminado pelo organismo.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é ingerir até 2 gramas de sódio por dia, equivalentes a 5 gramas de sal. É fácil ultrapassar esse limite consumindo enlatados e embutidos, sempre presentes nas festas de fim de ano. Em duas fatias de presunto cozido, por exemplo, há 467 mg de sódio. A mesma quantidade de tender tem 445 mg. “Embutidos e produtos industrializados correspondem a cerca de 70% do nosso consumo diário de sal”, diz Tarissa Petry, endocrinologista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.
Os vegetais possuem grandes quantidades de potássio e são alimentos de fácil digestão características que ajudam na excreção de sódio. Por esses motivos, os vegetais devem ser os principais componentes das refeiçoes no dia seguinte a ingestão exagerada de sódio.Mas cuidado com molhos prontos :eles são ricos em sódio. 


Vegetais





Fontes: João Eduardo Nunes Salles, endocrinologista e vice-presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM); Tarissa Petry, endocrinologista do Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo; Daniel Magnoni, nutrólogo do Hospital do Coração - HCor, em São Paulo.
fonte veja 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segio Lima Artesanato

 
Template Desenvolvido Blogger
/>